A pandemia do novo coronavírus impactou diversos setores da economia, causando uma grande instabilidade no mercado financeiro. Esse cenário trouxe desafios para os investidores, que precisaram se manter atentos e resilientes para enfrentar as oscilações da bolsa de valores. No entanto, em meio a tantas incertezas, existem empresas que se destacam e apresentam um grande potencial de crescimento. É o caso das ações que compõem a carteira da XP, que já rendeu três vezes mais do que o Ibovespa em 2020.
A XP Inc. é uma corretora de valores que tem se destacado no mercado financeiro nos últimos anos. Fundada em 2001, a empresa possui uma plataforma completa de investimentos e uma equipe de analistas renomados, que auxiliam os investidores a tomar as melhores decisões. Em 2019, a XP fez seu IPO (oferta pública inicial) na bolsa de valores dos Estados Unidos, sendo considerada a maior oferta de ações de uma empresa brasileira no exterior. Além disso, em 2020, a XP atingiu a marca de 2,2 milhões de clientes, um crescimento de 56% em relação ao ano anterior.
Com uma visão de longo prazo e baseada em uma análise fundamentalista, a XP seleciona as empresas que compõem sua carteira recomendada de ações. Essas empresas são escolhidas a partir de um criterioso estudo feito por sua equipe de analistas, levando em consideração diversos fatores, como o potencial de crescimento, a solidez financeira e a qualidade da gestão.
Em 2020, a carteira da XP se destacou no mercado, apresentando um excelente desempenho em comparação ao Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira. Enquanto o Ibovespa registrou uma queda de 7,91% no primeiro trimestre, a carteira da XP apresentou uma valorização de 17,02%. No acumulado do ano, até julho, o Ibovespa teve um desempenho negativo de 14,65%, enquanto a carteira da XP obteve um resultado positivo de 2,75%.
Mas quais são as ações que compõem essa carteira e que estão impulsionando esses resultados tão expressivos? De acordo com a equipe de analistas da XP, as dez melhores ações para investir em julho são: B3, CSN, IRB Brasil, JBS, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Petrobras, Suzano, Vale e Via Varejo. Essas empresas foram selecionadas por apresentarem um grande potencial de crescimento no curto e longo prazo.
A B3, por exemplo, é a bolsa de valores brasileira e tem se beneficiado do aumento do volume de negociações na bolsa neste ano. A empresa também tem investido em novas tecnologias e diversificação de seus serviços, o que tem atraído ainda mais investidores. Outra empresa que se destacou foi a Magazine Luiza, que teve um aumento significativo no número de vendas online durante a pandemia e continua com um forte potencial de crescimento no setor de varejo.
Além dessas empresas, a XP também incluiu em sua carteira ações de empresas que podem se beneficiar com a retomada econômica, como a Petrobras, que tem apresentado um sólido resultado financeiro e pode ser beneficiada com a retomada do mercado de petróleo. A Suzano e a Vale também são empresas que têm apresentado um bom desempenho e podem se beneficiar com o aumento do preço das commodities.
Mas por que investir nessas empresas e seguir a carteira da XP? A primeira razão é o histórico de acertos da XP em suas recomendações de investimentos. Segundo dados da Economatica, empresa de análise de investimentos, a carteira da XP apresentou um retorno de 261,42