Cerca de 270 mil peregrinos iluminaram a noite no Santuário de Fátima, em Portugal, no último dia 13 de maio. A celebração, que marca o aniversário da primeira aparição da Virgem Maria aos três pastorinhos na Cova da Iria, reuniu fiéis de todo o mundo para homenagear Nossa Senhora de Fátima.
A cidade de Fátima, localizada a cerca de 120 km de Lisboa, é um dos maiores centros de peregrinação católica do mundo. Todos os anos, milhões de fiéis visitam o Santuário de Fátima para expressar sua fé e devoção à Virgem Maria. No entanto, este ano, devido à pandemia de Covid-19, a celebração foi limitada a um número menor de peregrinos, seguindo as medidas de distanciamento social e uso de máscaras.
Mesmo com as restrições, cerca de 270 mil peregrinos se reuniram no Santuário para participar da celebração da noite de 13 de maio, conhecida como a “Procissão das Velas”. Com velas acesas nas mãos, os fiéis caminharam em direção à Capelinha das Aparições, onde a imagem da Virgem Maria foi colocada para a ocasião. A atmosfera era de paz e devoção, com cânticos e orações em homenagem à Nossa Senhora.
O ponto alto da celebração foi a missa presidida pelo Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, no Brasil. Em sua homilia, o cardeal destacou a importância de Nossa Senhora de Fátima como “a Mãe da Esperança”. Ele ressaltou que, mesmo em tempos difíceis como o que estamos vivendo, a fé e a devoção à Virgem Maria podem nos dar forças para seguir em frente.
“Nossa Senhora é a Mãe da Esperança, aquela que nos dá forças para enfrentar as dificuldades e nos guia pelo caminho da fé. Ela é a intermediária entre nós e seu filho, Jesus Cristo, e é por meio dela que podemos alcançar a salvação”, afirmou o cardeal.
O cardeal também enfatizou a importância de Jesus Cristo em nossas vidas e como devemos sempre lembrar do seu nome em nossas orações. “Nossa Senhora é a Mãe que nos ensina a amar e a seguir o nome de seu filho, Jesus. Ele é a nossa luz e nossa salvação, e devemos sempre lembrar do seu nome em nossas orações e ações”, disse o cardeal Spengler.
Além da celebração no Santuário de Fátima, a festa de Nossa Senhora de Fátima foi celebrada em todo o mundo. Em Roma, o Papa Francisco presidiu uma missa na Basílica de São Pedro, onde destacou a importância da devoção à Virgem Maria e pediu que os fiéis rezassem pela paz e pelo fim da pandemia.
A festa de Nossa Senhora de Fátima é uma tradição que remonta a 1917, quando a Virgem Maria apareceu para os três pastorinhos – Lúcia, Francisco e Jacinta – na Cova da Iria. Desde então, o local se tornou um importante centro de peregrinação e um símbolo de fé e esperança para os católicos.
Mesmo em meio à pandemia, a celebração da noite de 13 de maio no Santuário de Fátima mostrou que a fé e a devoção à Nossa Senhora de Fátima continuam fortes e unindo milhares de fiéis em todo o mundo. Que a Mãe da Esperança continue a nos guiar e a nos fortalecer em tempos difíceis, sempre nos