O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, iniciou seu mandato com o desafio de unir um país profundamente dividido. Com promessas de promover a unidade e o respeito aos direitos humanos, sua eleição foi acompanhada de perto por todo o mundo. E, segundo uma pesquisa realizada pelo Centro Levada, seu discurso e suas ações iniciais têm sido bem recebidos pelos russos.
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 1.615 adultos em todo o país entre 20 e 26 de fevereiro, 85% dos entrevistados são favoráveis à iniciativa do novo presidente americano. Isso mostra que a população russa está atenta e interessada nos acontecimentos políticos internacionais, especialmente quando se trata de sua relação com os Estados Unidos.
A chegada de Biden à Casa Branca foi marcada por uma retórica muito diferente da de seu antecessor, Donald Trump. Em seu discurso de posse, o presidente americano enfatizou a importância da cooperação e do diálogo entre os países, e se comprometeu a fortalecer as relações com as nações aliadas. Isso causou uma grande mudança de postura em relação às políticas isolacionistas de Trump, que geraram tensões entre os Estados Unidos e outros países, incluindo a Rússia.
Essa nova abordagem é vista com bons olhos pelos russos, já que 61% dos entrevistados afirmaram que a relação entre a Rússia e os Estados Unidos vai melhorar com a chegada de Biden ao poder. Esse número é ainda maior entre os jovens, com 69% dos entrevistados entre 18 e 24 anos mostrando otimismo em relação às relações entre os dois países.
Essa mudança de postura também foi evidenciada por Biden em seu primeiro contato com o presidente russo, Vladimir Putin, desde que assumiu a presidência. Em um telefonema no início de março, os líderes discutiram questões como controle de armas e o acordo nuclear Iraniano, mostrando uma abordagem mais diplomática e menos beligerante.
E essa nova abordagem também é apreciada pelos russos. Segundo a pesquisa, 56% dos entrevistados acreditam que a relação entre Putin e Biden será de cooperação e respeito mútuo. Além disso, 72% das pessoas entre 18 e 24 anos acreditam que a relação entre os dois líderes será mais positiva do que a entre Putin e Trump.
Essa mudança de postura também se reflete nas políticas internas do novo presidente americano. Biden tem sido reconhecido por suas ações em prol da igualdade racial e de gênero e pelo respeito aos direitos humanos. Isso é especialmente importante em um momento em que a Rússia tem sido criticada por suas políticas em relação à comunidade LGBT+ e às minorias étnicas.
O presidente Biden também tem se mostrado comprometido com a luta contra as mudanças climáticas, prometendo fortalecer as políticas de proteção ambiental e investir em energias renováveis. Essa é uma questão importante para os russos, já que a Rússia é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e sua economia depende em grande parte desse setor. A pesquisa mostrou que 78% dos entrevistados acreditam que a luta contra as mudanças climáticas será mais efetiva com Biden na presidência.
Além disso, o novo presidente americano tem tomado medidas para combater a pandemia de COVID-19, promovendo a vacinação e a adoção de medidas de segurança em massa. Isso também é visto com bons olhos pela população russa, que está enfrentando um aumento no número de casos e mortes pela doença.
Essa pesquisa do Centro Levada mostra que a população russa está atenta e esperançosa em relação ao mandato de Joe