>
A prestação da casa paga ao banco vai aumentar em dezembro para todos os contratos indexados à Euribor que sejam revistos nesse mês, mas a subida abrandou face ao observado em novembro, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.
Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a 12 meses e com um “spread” (margem de lucro do banco) de 1%, vai pagar a partir de dezembro 807,25 euros, contra os 701,33 euros que pagou neste último ano.
A subida de 105,92 é, ainda assim, inferior à observada para os contratos indexados à Euribor a 12 meses (com as características consideradas nesta simulação) que renovaram no início de novembro e viram a prestação agravar-se em 135,55 euros.
Já no caso de um empréstimo nas mesmas condições (valor e prazo de amortização), mas indexado à Euribor a seis meses, o cliente passa a pagar mais 34,87 euros do que paga desde junho. .
Já no que diz respeito aos empréstimos indexados à Euribor a três meses, a prestação da casa — para as condições referidas — aumenta em dezembro para 802,67 euros, refletindo uma subida de 17,48 euros mensais face à última revisão, em setembro.
Explicador Renascença
Como posso pedir a prestação fixa do crédito à habitação?
Já é possível pedir para reduzir a prestação do cr(…)
.cls-1{fill:#1163D9;}.cls-2{fill:none;stroke:#fff;stroke-linecap:round;stroke-linejoin:round;stroke-width:6px;}
Ver mais