O jogo entre Sporting e Moreirense, que aconteceu no último domingo em Alvalade, ficou marcado por uma polêmica envolvendo o uso do VAR (Video Assistant Referee). Após a vitória do Sporting por 1-0, com um gol marcado aos 82 minutos, o treinador da equipe da casa, Ruben Amorim, fez duras críticas ao “quinto árbitro”, como é conhecido o VAR.
O VAR foi introduzido no futebol com o objetivo de auxiliar os árbitros em lances duvidosos, como gols, pênaltis e cartões vermelhos. No entanto, desde a sua implementação, tem sido alvo de muitas críticas e discussões, principalmente por parte dos treinadores e jogadores.
No jogo entre Sporting e Moreirense, o VAR foi utilizado em dois momentos cruciais. Primeiro, aos 75 minutos, quando o árbitro anulou um gol do Moreirense por suposto impedimento. E depois, aos 82 minutos, quando o Sporting marcou o gol da vitória. Neste segundo lance, o VAR foi utilizado para verificar se houve uma falta no início da jogada, mas o gol foi validado.
Após o jogo, Ruben Amorim não poupou críticas ao VAR, afirmando que o sistema não está funcionando como deveria e que está prejudicando o futebol. O treinador do Sporting também questionou a demora na tomada de decisão do VAR, que, segundo ele, está afetando o ritmo e a emoção do jogo.
No entanto, é importante lembrar que o VAR é uma ferramenta nova e que ainda está em fase de adaptação. É natural que haja erros e ajustes a serem feitos. Além disso, é preciso ter em mente que o VAR não é infalível e que, assim como os árbitros de campo, também pode cometer equívocos.
É compreensível que os treinadores e jogadores fiquem frustrados com as decisões do VAR, principalmente quando elas vão contra a sua equipe. Mas é preciso ter calma e paciência para que o sistema possa evoluir e cumprir o seu papel de forma eficiente.
Além disso, é importante ressaltar que o VAR tem trazido mais justiça ao futebol. Antes da sua implementação, muitos lances duvidosos passavam despercebidos e podiam influenciar diretamente no resultado do jogo. Com o VAR, esses erros estão sendo minimizados e o jogo está se tornando mais justo.
É preciso também destacar que o VAR não é responsável pela vitória ou derrota de uma equipe. No jogo entre Sporting e Moreirense, por exemplo, o gol da vitória foi marcado aos 82 minutos, ou seja, ainda havia tempo para o Moreirense buscar o empate. Além disso, o VAR não influenciou no gol anulado do Moreirense, já que o impedimento foi confirmado pelo árbitro de campo.
Portanto, é importante que os treinadores e jogadores entendam que o VAR é apenas uma ferramenta de auxílio e que, assim como qualquer outra tecnologia, pode falhar. É preciso ter uma postura mais positiva e construtiva em relação ao VAR, buscando ajudar no seu aperfeiçoamento ao invés de apenas criticá-lo.
O futebol é um esporte apaixonante e cheio de emoção, e o VAR veio para torná-lo ainda mais justo e transparente. É preciso dar tempo ao tempo e confiar no processo de evolução do VAR. Afinal, ele está aqui para ajudar e não para atrapalhar.
Portanto, ao invés de reclamar e criticar, vamos apoiar o uso do VAR e torcer para que ele se torne cada vez mais eficiente e justo. O futebol merece isso e os torced





