Desde a popularização dos computadores e da internet, a tecnologia tem avançado a passos largos, trazendo inúmeras facilidades e transformando a forma como vivemos e nos relacionamos com o mundo ao nosso redor. E um dos avanços mais impressionantes dos últimos anos tem sido o desenvolvimento das Inteligências Artificiais (IAs), que prometem revolucionar ainda mais a maneira como lidamos com a tecnologia.
Mas será que a previsão de que em 2025 as IAs serão uma realidade ainda é válida? O Olhar Digital News, um dos maiores portais de tecnologia do Brasil, trouxe um especialista para falar sobre o assunto e esclarecer as dúvidas dos leitores.
Para entender melhor o assunto, é preciso primeiro compreender o que são as IAs. Basicamente, elas são sistemas inteligentes que têm a capacidade de aprender, raciocinar e tomar decisões de forma autônoma, sem a interferência humana. Esses sistemas são capazes de processar uma grande quantidade de dados e informações em um curto espaço de tempo, o que os torna extremamente eficientes em diversas áreas, como saúde, finanças, indústria e até mesmo no cotidiano, através de assistentes virtuais.
O especialista convidado pelo Olhar Digital News, o professor e pesquisador em Inteligência Artificial, João Vitorino, afirma que sim, 2025 pode ser considerado o ano das IAs. “Já estamos presenciando um grande avanço na área de IAs e a tendência é que esse crescimento seja ainda maior nos próximos anos. A previsão é que em 2025 tenhamos dispositivos e sistemas muito mais inteligentes e conectados, o que pode trazer inúmeras vantagens para a sociedade”, explica o professor.
Entre as vantagens, está a melhoria nos processos produtivos, com o aumento da eficiência e da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. As IAs também têm grande potencial para resolver problemas complexos na área da saúde, auxiliando em diagnósticos e tratamentos mais precisos e eficazes. Além disso, a expectativa é que as IAs também possam ajudar a tornar as cidades mais inteligentes, melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
No entanto, apesar de tantas possibilidades promissoras, ainda existem preocupações em relação ao futuro das IAs. Uma das principais questões é a possibilidade de substituição de empregos por máquinas inteligentes. O professor João Vitorino ressalta que, apesar de algumas profissões poderem ser automatizadas, outras serão criadas e aprimoradas com a tecnologia. “As IAs podem nos ajudar a ter um trabalho mais produtivo e com menos esforço, além de trazer novas oportunidades de carreira”, afirma.
Outro ponto importante é a ética no desenvolvimento e uso das IAs. É fundamental que haja um controle e uma regulamentação para garantir que esses sistemas sejam utilizados de forma responsável e não causem danos à sociedade. “A tecnologia precisa ser uma aliada da humanidade e não uma ameaça. Portanto, devemos estar sempre atentos e buscando formas de garantir que as IAs sejam desenvolvidas de forma ética e responsável”, destaca o especialista.
Apesar dos desafios, é inegável que as IAs têm muito a contribuir para a sociedade e a tendência é que elas se tornem cada vez mais presentes em nossas vidas. Por isso, é importante que as pessoas se mantenham atualizadas e informadas sobre as possibilidades e limitações dessa tecnologia, para que possam aproveitar ao máximo os seus benefícios.
Portanto, podemos concluir que sim, 2025 pode ser considerado o ano das IAs, mas é preciso estar preparado para essa revolu