No último jogo entre o Sporting e o Famalicão, válido pela 3ª rodada do Campeonato Português, muita polêmica foi gerada em torno dos lances de arbitragem. Enquanto alguns torcedores e especialistas criticaram as decisões do árbitro, outros defenderam a atuação do VAR. Entre eles, está Tiago Rocha, conhecido como o “VAR Renascença”, que compartilhou sua opinião sobre o assunto.
Tiago Rocha é um ex-árbitro português que atualmente trabalha como comentarista de arbitragem na rádio Renascença. Ele ficou conhecido por suas análises precisas e imparciais dos lances polêmicos, o que lhe rendeu o apelido de “VAR Renascença”. E, como não poderia deixar de ser, ele também comentou sobre os lances do jogo entre Sporting e Famalicão.
Em sua opinião, o VAR teve uma atuação correta no jogo. Segundo Tiago, o primeiro lance de destaque foi o pênalti marcado a favor do Sporting, após uma falta de Nehuen Perez em cima de Pedro Gonçalves. Para ele, a decisão foi acertada, já que o zagueiro do Famalicão claramente tocou no jogador do Sporting dentro da área.
No entanto, o que gerou mais polêmica foi o segundo pênalti marcado a favor do Sporting, após uma suposta falta de Riccieli em cima de Nuno Santos. Muitos criticaram a decisão do árbitro, alegando que não houve contato suficiente para a marcação da penalidade. Mas, para Tiago, o VAR agiu corretamente ao não intervir nesse lance.
Em sua análise, Tiago Rocha explicou que, de acordo com as regras, o VAR só pode intervir em caso de erro claro e óbvio do árbitro. E, nesse caso, não havia essa clareza. Além disso, ele ressaltou que o árbitro de campo estava bem posicionado e teve uma visão privilegiada do lance, o que reforça a sua decisão de não marcar a falta.
Outro lance que gerou discussão foi o gol anulado do Famalicão, após o VAR apontar um impedimento de Pedro Gonçalves no início da jogada. Muitos torcedores e especialistas questionaram a marcação, alegando que o jogador do Famalicão não estava em posição irregular. No entanto, Tiago Rocha explicou que, mesmo que o jogador não tenha tocado na bola, ele estava em posição de impedimento e, portanto, a decisão do VAR foi correta.
Além desses lances, Tiago também comentou sobre outras decisões do árbitro, como os cartões amarelos dados a jogadores do Sporting e do Famalicão. Para ele, o árbitro teve uma atuação equilibrada e não prejudicou nenhuma das equipes.
Em sua opinião, o VAR é uma ferramenta importante para auxiliar os árbitros em lances duvidosos, mas é preciso ter critério e bom senso para utilizá-lo. E, no jogo entre Sporting e Famalicão, o VAR foi utilizado de forma correta, sem interferir de maneira desnecessária no resultado da partida.
Tiago Rocha também ressaltou a importância de se ter uma equipe de arbitragem competente e preparada para lidar com situações como essa. Segundo ele, a arbitragem portuguesa tem evoluído muito nos últimos anos e é preciso reconhecer o trabalho dos árbitros e do VAR.
Em resumo, a opinião de Tiago Rocha, o “VAR Renascença”, sobre os lances de arbitragem do jogo entre Sporting e Famalicão é de que o VAR teve uma atuação correta, seguindo as regr




