Os recordes sempre foram uma parte fascinante da história, sendo um reflexo do esforço humano e da busca constante por superação. Desde os tempos antigos, os feitos extraordinários de algumas pessoas despertam admiração e inspiração em todos ao redor do mundo. E, de tempos em tempos, surgem aqueles que se destacam ainda mais, quebrando recordes impressionantes e alcançando feitos que pareciam impossíveis. Mas quem foram os maiores recordistas da história? Conheçamos agora algumas dessas figuras lendárias que marcaram seus nomes nos livros de recordes.
O primeiro registro de uma competição de recordes data de 776 a.C., com os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga. Desde então, muitos nomes ficaram marcados como grandes recordistas. Um dos primeiros a se destacar foi o atleta grego Milon, que foi hexacampeão olímpico em luta e pentatlo, entre as olimpíadas de 540 a.C. e 516 a.C. Com seu físico impressionante, ele também ficou conhecido por carregar um novilho nos ombros todos os dias, desde pequeno, até a idade adulta, o que lhe rendeu força e resistência sobrenaturais.
Outro nome que se destaca nos recordes da antiguidade é o do imperador romano Nero, que, além de governar o maior império da época, também era um grande atleta. Ele foi campeão em todas as categorias de canto, corrida de bigas e corrida a pé nos Jogos Olímpicos de 67 d.C. E para provar sua habilidade, ele realizou um feito impressionante: correu 42 quilômetros de Roma até o monte Olímpo em apenas uma hora.
Na Idade Média, um dos recordistas mais notáveis foi o lendário arqueiro inglês Robin Hood, que realizou façanhas incríveis com seu arco e flecha. Seus tiros precisos e sua velocidade no manuseio do arco eram lendários, tanto que até hoje ele é lembrado como um dos maiores atiradores do mundo. Sua habilidade era tão grande que conseguiu acertar um tiro que desviou uma seta de outro arqueiro no ar.
Já no início da era moderna, um grande recordista que merece destaque é o explorador português Fernão de Magalhães, que liderou a primeira expedição a dar a volta ao mundo, entre 1519 e 1522. Ele navegou por mais de 60 mil quilômetros, enfrentando tempestades, fome, motins e doenças, e provou que a Terra era redonda e que era possível chegar às Índias pelo oeste, abrindo novas rotas comerciais e expandindo os horizontes dos europeus.
Outro grande recordista dessa época foi o filósofo e matemático italiano Galileu Galilei, que revolucionou a ciência ao provar que a Terra girava em torno do Sol, e não o contrário, como se acreditava até então. Além disso, ele também inventou o primeiro telescópio e fez diversas descobertas na área da física, sendo considerado um dos pais da ciência moderna.
No campo das artes, um dos recordistas mais famosos foi o pintor e gênio renascentista Leonardo da Vinci, que é conhecido por suas inúmeras habilidades. Ele criou algumas das obras de arte mais famosas do mundo, como a Mona Lisa e A Última Ceia, além de ser um grande inventor e cientista, tendo projetado máquinas voadoras e feito estudos sobre anatomia e física.
Avançando para tempos mais recentes, uma recordista incrível é a atleta americana Fanny Blankers-Koen, conhecida como a “vov