Vários estados do país entraram em alerta laranja para tempestades e fortes rajadas de vento nesta quinta-feira, 4 de janeiro, informou o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Locais atingidos pela chuva
Segundo a previsão, entre o fim do dia e no decorrer desta sexta-feira (5) os seguintes estados e regiões serão atingidos por fortes chuvas: Espírito Santo a Rondônia; áreas do Amazonas; Acre; Pará; Tocantins; Bahia; Rio de Janeiro; Minas Gerais; Goiás; Mato Grosso e Distrito Federal.
As tempestades em parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste e sul da Bahia devem persistir até domingo, 7 de janeiro.
Faixa em laranja indica os locais que serão mais atingidos pela chuva. Imagem: Reprodução/Inmet
Leia mais:
Ondas de calor e chuva: o que esperar do verãoChuva de granizo no calor? Saiba por que esse fenômeno aconteceAlerta da ONU: temperatura da Terra pode subir 3°C neste século
Há risco de alagamentos, interrupção no fornecimento de energia e queda de árvores, acrescenta o alerta emitido pelo Inmet. A projeção é de chuvas entre 50 a 100 milímetros, bem como rajadas de ventos de 60 a 100 km/h.
Outros locais terão pancadas isoladas. É o caso de São Paulo. Enquanto no Rio Grande do Sul e Santa Catarina a chuva está prevista para atingir o litoral.
Influência de fenômeno climático
As chuvas persistentes são fruto da atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul).O sistema surge do encontro de ventos úmidos vindos do Atlântico, com frente fria e ventos da bacia amazônica. Seu corredor de nuvens corta o Brasil desde a Amazônia, zona Central até o Sudeste, causando justamente dias seguidos de muita chuva, tempo fechado e menos calor, além de mais riscos de alagamento e deslizamentos de terra.
O clima em janeiro
O Inmet já havia divulgado no fim de dezembro as projeções climáticas para o mês de janeiro. A tendência é de chuva e temperaturas acima da média. Saiba mais sobre o que esperar do clima no primeiro mês do ano aqui.
O post Tempestade: 12 estados do Brasil em estado de alerta; veja quais apareceu primeiro em Olhar Digital.