Um vídeo intrigante foi capturado por pesquisadores na costa da Costa Rica, revelando uma lula de águas profundas deslizando por águas escuras com milhares de ovos suspensos em seus braços. O Gonatus onyx, um dos poucos calamares conhecidos por incubar seus ovos, foi avistado em dezembro. As imagens fascinantes mostram o molusco arrastando sua carga de ovos como uma longa capa e movendo-se pela água ao bater as nadadeiras que se projetam de sua cabeça.
“A grande massa de ovos é suspensa por ganchos nos braços do calamar, e enquanto a transporta por vários meses, o cefalópode passará sem se alimentar”, afirmaram representantes do Instituto Oceanográfico Schmidt, que organizou a expedição, em uma postagem no Instagram.
Leia mais:
Qual grupo de animais tem mais espécies?Peixes podem se afogar?Como os animais dormem? Você vai se surpreender!
Ver essa foto no Instagram
Os calamares de olhos negros estão entre os cefalópodes mais abundantes nos oceanos Pacífico e Atlântico, de acordo com um estudo de 2005. No Oceano Pacífico Norte, a espécie é encontrada geralmente em profundidades acima de 6.200 pés (1.900 metros).
Esses calamares são neutramente flutuantes, o que significa que não requerem esforço para flutuar ou nadar, mas “calamares incubadores não conseguem nadar muito rapidamente e podem ser presas fáceis para mamíferos marinhos de mergulho profundo”, de acordo com a postagem no Instagram.
Comportamento reprodutivo
Biólogos marinhos presumiam há muito tempo que os calamares de olhos negros e outros calamares depositavam seus ovos em aglomerados no fundo do mar, deixando-os desenvolverem-se e eclodirem de forma independente.No entanto, em 2001, Brad Seibel, pesquisador associado do Instituto de Pesquisa Aquática da Baía de Monterey (MBARI), virou essa suposição de cabeça para baixo.Seibel observou um calamar de olhos negros incubando um saco de ovos no Canyon de Monterey, na costa da Califórnia, através das lentes de um submersível operado remotamente.“Lembro-me de pular da minha cadeira”, disse Seibel, agora professor de oceanografia biológica na Universidade do Sul da Flórida, à Science Friday em 2016.Em um estudo de 2005, Seibel e colegas descreveram o comportamento de incubação das fêmeas de G. onyx, que carregam até 3.000 ovos através da água aberta até que os jovens eclodam e nadem para longe.Os calamares usam seus braços para bombear água fresca através da massa de ovos, o que pode ajudar a mantê-los supridos de oxigênio.
O post Lula de olhos negros é flagrada arrastando milhares de ovos como uma capa apareceu primeiro em Olhar Digital.