Lançada em dezembro de 2023, a nova inteligência artificial do Google é mais do que uma alternativa ao ChatGPT. O Gemini é um modelo de linguagem generativo que entende e gera textos de forma mais natural e precisa do que os produtos anteriores da marca.
Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o Gemini está sendo usado para melhorar o Bard (chatbot do Google baseado na família de modelos de linguagem LaMDA) e o próprio LaMDA, principalmente na compreensão, escrita e tradução de idiomas.
Leia mais:
LuzIA: como funciona a inteligência artificial no WhatsAppFacebook desativa inteligência artificial que criou linguagem própriaCampeão de Go se aposenta após ser derrotado por inteligência artificial do Google
Talvez você tenha ouvido algo sobre esta nova IA, mas ainda não saiba exatamente como utilizá-la. Entre os novos recursos da ferramenta, estão: explicar e resolver problemas matemáticos, além da capacidade de criar códigos de programação com eficácia.
Por enquanto, não existe um site ou aplicativo para acessar o Gemini diretamente e ele está integrado a outros serviços da empresa, como o Bard e o Google Assistente. Veja a seguir o passo a passo para usar o Google Bard.
Como usar o Google Bard
Tempo necessário: 3 minutos.
Acesse o Google Bard e faça login na sua conta Google.
Use a caixa de diálogo para enviar sua pergunta ou solicitação.
Use também imagens.
Ao lado da caixa de perguntas, você também pode enviar imagens para servir de apoio às respostas da IA, que também é capaz de reproduzi-la (entenda mais nos próximos passos).
Escolha a imagem desejada para upload e clique em “Abrir”.
Testamos a IA para uma imagem.
Pedi para o Gemini reproduzir uma foto de caneca de cerveja com espuma.
Ela nos respondeu com uma ilustração.
Então, pedimos uma imagem mais realista e próxima da foto inicial.
Resposta mais satisfatória
A resposta veio com uma imagem mais realista, como solicitado.
E os direitos autorais?
Resolvemos testar a IA, perguntando se a imagem teria “direitos autorais” e veja a resposta:
Agora que você já sabe usar o Google Bard, experimente criar suas próprias perguntas para a inteligência artificial.
O post Google Gemini: como usar a nova inteligência artificial apareceu primeiro em Olhar Digital.