O Ministério da Saúde espanhol recomendou, esta terça-feira, o uso de máscaras e o teletrabalho, devido ao aumento de casos de gripe e Covid.
De acordo com o “20 minutos”, o país registou na última semana um aumento de 37,17% de casos deste género de doenças.
Para prevenir o contágio, o Ministério da Saúde publicou uma série de recomendações que incluem a higiene das mãos, cobrir o nariz ou a boca ao tossir ou espirrar e usar máscara se apresentar sintomas compatíveis com infeção respiratória.
twttr.widgets.createTweet(‘1739628637890974183’, document.getElementById(‘tweet488249′), { align:’center’});
As recomendações também incluem o uso de lenços descartáveis para conter gotículas ou secreções respiratórias – que devem ser deitados ao lixo mal sejam usados após utilizar os lenços, a lavagem das mãos com água e sabão e limpeza com álcool gel regularmente e após contacto com secreções respiratórias.
Por fim, recomenda-se seguir as orientações de vacinação contra microrganismos respiratórios e evitar, se possível, ir trabalhar com sintomas de doença.
Atualmente, a taxa de incidência de doenças respiratórias agudas em Espanha nos Cuidados Primários é de 793,9 por 100.000 habitantes, o que representa um aumento de 37,17% em relação à semana anterior.
De acordo com o último relatório do Instituto de Saúde Carlos III, a percentagem de positividade para SARS-CoV-2 aumentou para 14,3% (13,3% na semana anterior), para a gripe aumentou para 20% (13% na semana anterior, o que representa um aumento de 53,8%) e para o vírus sincicial respiratório (VSR) mantém-se a positividade (15,2% face a 15,8% na semana anterior).